TEMA: ANO LITÚRGICO
A frase de Santo Agostinho cabe bem ao programa desta semana: “Quanto mais conhecemos, mais amamos”.
Este símbolo do ano litúrgico, nos ajuda entendê-lo.
Várias pessoas vão à Igreja e acham tudo lindo, porém, muitas vezes não conseguem entender a simbologia, que está acontecendo lá.
Antigamente, por exemplo, a letra M era associada à Maria. Hoje, quando se vê um M há quem fique em dúvida quanto ao seu significado, se é alguma marca de produto ou de loja comercial.
A igreja tem muitos sinais que desconhecemos. Por pararmos de usá-los, outros se apropriaram. O tema deste programa foi escolhido para elucidar àqueles que vão à igreja e querem saber mais sobre o que está acontecendo, e o que está sendo celebrado.
Estamos nas vésperas de Cristo Rei, o princípio e o fim. Por isso, nos aprofundaremos mais neste assunto.
O ano litúrgico
Ele é desenvolvido para celebrar os grandes momentos da fé cristã, baseados em dois grandes princípios considerados marcos da igreja: encarnação (Natal) e ressurreição (Páscoa).
O calendário estabelecido pela igreja é denominado de “Ano ou Calendário Litúrgico”. Ele é diferente do ano civil ou calendário normal, que começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro.
O Ano Litúrgico começa no 1º domingo do Advento, cerca de quatro semanas antes do Natal, e termina no sábado anterior a 24 de dezembro. Ele é dividido em tempos e ciclos, sobre os quais vamos aprender mais, hoje.
Reforço aqui a importância do 1º domingo do Advento, que abre o Ano Litúrgico. É o dia do Senhor! Nele acontece uma grande festa da qual devemos participar, afinal, como todo domingo, também é uma páscoa.
Cada rito da igreja tem o seu próprio calendário litúrgico. E, a cada ano se trabalha um rito em especial, assim como, as leituras da Bíblia, que são cíclicas e se repetem a cada três anos, nos domingos e solenidades.
As leituras desses dias são divididas nos anos A, B e C - Ano A: Evangelho de São Mateus; Ano B: Evangelho de São Marcos; e Ano C: Evangelho de São Lucas. Na realidade são quatro os evangelhos, mas, o quarto - Evangelho de São João - é reservado para as ocasiões especiais, principalmente para as grandes festas e solenidades.
Entendendo as leituras
Nos dias de semana do Tempo Comum, há leituras diferentes dos anos pares e para os anos ímpares, com exceção do Evangelho, que se repete ano a ano. Assim, a cada três anos, se acompanharmos a liturgia diária, teremos lido quase toda a Bíblia.
O Ano Litúrgico começa com a festa de Cristo Rei. O Rei do Universo, o momento da revelação, o princípio e o fim. Tanto que no sírio pascal tem as letras alfa e ômega, que representam o princípio e o fim de tudo.
A festa de Cristo Rei encerra o Ano Litúrgico de 2008 e abre o ano de 2009.
Tempo do Advento
É tempo de espera, de expectativa. Jesus vai nascer! É tempo de preparação para as solenidades do Natal, data em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus ao Mundo. Também é um tempo em que, baseados nessa lembrança, os corações se voltam à expectativa da segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um período de piedosa expectativa e de purificação de vida.
Tempo do Natal
Emanuel- Deus conosco. Ele está no meio de nós!
Natal é um tempo de fé, alegria e acolhimento do Filho de Deus que se fez Homem.
O tempo do Natal de Nosso Senhor se estende de 24 de dezembro
Até o domingo após da festa da Epifania, na qual se comemora o Batismo de Jesus. Durante esse ciclo são celebradas as festas da Sagrada Família, de Santa Maria, Mãe de Deus e o Batismo de Jesus.
Tempo da Quaresma
Período forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. Quarenta dias de preparação para a Páscoa do Senhor. Nesse espaço de tempo não se diz o Aleluia, nem se coloca flores na igreja; evita-se muitos instrumentos e não se canta o Glória a Deus nas alturas, a fim de que as manifestações de alegria sejam expressadas de forma mais intensa na Páscoa, que se aproxima. A Quaresma inicia-se na Quarta Feira de Cinzas e termina na manhã da Quinta Feira Santa.
Tríduo pascal
O Tríduo Pascal começa com a missa da Santa Ceia do Senhor, na Quinta Feira Santa. Neste dia, celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e comemora-se o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos discípulos.
Na Sexta Feira Santa celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo. É o único dia do ano que não há missa, apenas uma celebração da Palavra, denominada “ação ou ato litúrgico”.
No Sábado Santo, a Igreja não exerce nenhum ato litúrgico. É dia de contemplação de Jesus morto e sepultado. Porém, na noite desse dia, já pertencente ao Domingo de Páscoa, acontece a solene Vigília Pascal. Conclui-se, então, o Tríduo Pascal preparatório para o ponto máximo da Páscoa: o Domingo da Ressurreição.
Tempo Pascal
A Festa da Páscoa ou da Ressurreição do Senhor, se estende por cinqüenta dias entre os domingos de Páscoa e de Pentecostes, que comemora a volta de Cristo ao Pai, na Ascensão, e o envio do Espírito Santo.
Essas sete semanas devem ser celebradas com alegria e exultação, como se constituíssem um só dia de festa, ou melhor, um grande domingo, vivendo uma espiritualidade de alegria no Cristo Ressuscitado e crendo firmemente na vida eterna.
Tempo Comum
É Cristo agindo no meio de nós.
Além dos tempos que têm características próprias, restam no ciclo anual 33 ou 34 semanas durante as quais são celebrados os Mistérios de Cristo na sua vida pública. Durante o Tempo Comum comemora-se principalmente aos domingos, o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude. É um período sem grandes acontecimentos, mas que mostra a presença de Deus nas coisas mais simples. É um tempo de esperança, acolhimento da Palavra de Deus.
Apesar de ser chamado de Tempo Comum, ele não tem nada de vazio. É tempo para a Igreja dar continuidade à obra de Cristo, nas lutas e no trabalho pelo Reino.
O Tempo Comum é dividido em duas partes. A primeira é compreendida entre os períodos do Natal e da Quaresma, momentos de esperança e de escuta da Palavra que anuncia o Reino de Deus. A segunda, entre os tempos da Páscoa e do Advento, período para o cristão colocar em prática a vivência do Reino e ser sinal de Cristo no Mundo, ou como o próprio Jesus disse: ser sal da Terra e luz do Mundo.
O Tempo Comum é ainda, tempo privilegiado para celebrar as memórias da Virgem Maria e dos Santos.
As cores da igreja
Quando vamos à igreja, notamos que o altar, o ambão, a estola e a casula usadas pelo padre, têm a mesma cor. A cada período estas cores variam. Isso porque, a igreja se veste com as cores próprias de cada momento.
* Branco - Simboliza alegria, ressurreição, vitória e pureza. É usado na Páscoa, no Natal, nas solenidades e festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos (exceto dos apóstolos e mártires).
* Vermelho - Lembra o fogo do Espírito Santo e também o sangue. É a cor usada na liturgia dos apóstolos, dos mártires, no Domingo de Ramos, na Sexta Feira Santa e no Pentecostes.
* Verde - Simboliza o crescimento e a esperança. É usado no Tempo Comum.
* Roxo - É símbolo de penitência e conversão, usado nos tempos do Advento e da Quaresma, e também nas missas dos defuntos e sacramento da confissão.
* Preto - É sinal de tristeza e luto, que hoje está praticamente em desuso na liturgia.
* Rosa - Pode ser usado no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma. Simboliza uma breve pausa, certo alívio no rigor da penitência da Quaresma e na preparação para o Advento.
Para entender melhor tudo isso, preste mais atenção nos detalhes e na liturgia da Igreja.
domingo, 28 de dezembro de 2008
sábado, 27 de dezembro de 2008
JOINVILLE -SANTA CATARINA
RECEBI DE UMA AMIGA VIRTUAL AS FOTOS TIRADAS EM SANTA CATARINA -JOIVILLE.
MUITO LINDA A PARÓQUIA,VEJAM OS SLIDES QUE FIZ:
MUITO LINDA A PARÓQUIA,VEJAM OS SLIDES QUE FIZ:
domingo, 16 de novembro de 2008
LINDAS MENSAGENS
ESTES SLIDS FOI FEITO,PELA MINHA GRANDE AMIGA EDLA SANTOS, ELA É UMA PESSOA MUITO
ESPECIAL E AMADA POR TODOS.AMIGA CONTINUE SEMPRE ASSIM COMO VC É,A SUA VIDA SERÁ SEMPRE ABENÇOADA POR DEUS.GRANDE BEIJO NO SEU LINDO CORAÇÃO.
ESPECIAL E AMADA POR TODOS.AMIGA CONTINUE SEMPRE ASSIM COMO VC É,A SUA VIDA SERÁ SEMPRE ABENÇOADA POR DEUS.GRANDE BEIJO NO SEU LINDO CORAÇÃO.
sábado, 15 de novembro de 2008
domingo, 9 de novembro de 2008
ORAÇÃO DO TERÇO BIZANTINO
Senhor Jesus, eu te amo e confio em vós. Senhor Jesus, que eu possa neste dia mais e mais me apaixonar pelo Senhor. Senhor Jesus Cristo, misericórdia de mim e de minha família. Senhor Jesus Cristo, derrama sobre mim teu espírito, muito mais que eu imagine ou possa pedir. O Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Obrigado Jesus Cristo por nossa saúde espiritual psicológica e física. Senhor Jesus Cristo, eu não entendo mas te louvo sempre. Eu tudo posso Naquele que me fortalece.
COMO REZAR O TERÇO BIZANTINO - ORAÇÕES
Rezar um terço é o maior exercício da fé. Renova a alma, aproxima as pessoas de Deus e dá alento a quem precisa de esperança e busca na oração uma graça a ser alcançada. É um meio de cura não só física, como espiritual.
O terço nunca caiu em desuso e é rezado por todas as pessoas católicas, e com o Padre Marcelo, houve uma renovação deste hábito e é com muita força, fé e alegria que ele é rezado por todas as pessoas que procuram alívio ou que querem encontrar na oração a proximidade com Deus.
"Somente Deus nos conhece realmente como somos, pois é o nosso Criador. Por isso pode nos remodelar, reconstruir, restaurar, e nos conceder uma nova vida. Precisamos vencer o mal, arrancar o pecado de nosso coração e retomar a sincera busca de Deus."
"O Terço Bizantino vem, justamente, ao encontro disso, tanto no que se refere à busca de nosso Deus como ao verdadeiro lugar de Deus em nosso dia-a-dia."
A oração através deste terço é uma forma de se chegar à libertação que o nome de Jesus pronunciado constantemente traz ao nosso ser em sua totalidade.
Terço Bizantino - "Cikotki"
Você não precisa necessariamente ter o terço bizantino para rezá-lo. Um terço comum serve. O importante é a sua fé. Depois de escolhido o tema, você repetirá dez vezes cada jaculatória (frase).
Exemplo: Jesus, me ajude (repita dez vezes); Jesus, me cure (repita dez vezes) e assim até terminar os 5 mistérios do terço.
Conheça agora as orações e deixe que a verdade de Deus penetre em sua vida. Abaixo do texto você também pode acessar os arquivos de áudio com as orações do Terço Bizantino para cada dia da semana.
1) Como Instrumento de CURA FÍSICA
* Jesus, me ajude;
* Jesus, me cure;
* Eu te amo, Jesus;
* Fica comigo, Jesus;
* Obrigado, Senhor!
2) RENOVAÇÃO (Para a segunda-feira)
* Senhor Jesus Cristo;
* Senhor Jesus Cristo, liberta-me do desânimo e mau humor;
* Senhor Jesus Cristo, abençoa-me nesta segunda-feira;
* Senhor Jesus Cristo, renova e alegra-me nesta segunda-feira;
* Obrigado, Senhor Jesus Cristo!
3) DEPRESSÃO (Para a terça-feira)
* Senhor Jesus Cristo;
* Senhor Jesus Cristo, nesta terça-feira, liberta-me da depressão;
* Senhor Jesus Cristo, preencha todas as áreas da minha mente com seu amor;
* Senhor Jesus Cristo, equilibra a minha mente;
* Obrigado, Senhor Jesus Cristo!
4) ANGÚSTIA (Para a quarta-feira)
* Senhor Jesus Cristo;
* Senhor Jesus Cristo, nesta quarta-feira, liberta-me de toda angústia;
* Senhor Jesus Cristo, preencha todas as áreas do meu ser com paz;
* Senhor Jesus Cristo, equilibra-me com seu amor;
* Obrigado, Senhor Jesus Cristo!
5) ENFERMIDADE (Para a quinta-feira)
* Senhor Jesus Cristo;
* Senhor Jesus Cristo, nesta quinta-feira, liberta-me de toda e qualquer enfermidade;
* Senhor Jesus Cristo, visita o mais íntimo de mim e no seu amor cura-me;
* Senhor Jesus Cristo, equilibra-me fisicamente;
* Obrigado, Senhor Jesus Cristo!
6) TRABALHO (Para sexta-feira)
* Senhor Jesus Cristo;
* Senhor Jesus Cristo, nesta sexta-feira, abençoa o meu trabalho e empreendimentos;
* Senhor Jesus Cristo, que eu possa me realizar no meu trabalho;
* Senhor Jesus Cristo, pelo teu amor, que eu possa prosperar;
* Obrigado, Senhor Jesus Cristo!
7) ESTRESSE (Para o sábado)
* Senhor Jesus Cristo;
* Senhor Jesus Cristo, neste sábado, liberta-me do esgotamento e do estresse;
* Senhor Jesus Cristo, que eu possa descansar neste final de semana;
* Senhor Jesus Cristo, reanima-me com teu amor;
* Obrigado, Senhor Jesus Cristo!
8) FAMÍLIA (Para o domingo)
* Senhor Jesus Cristo;
* Senhor Jesus Cristo, neste domingo, tem misericórdia de minha família;
* Senhor Jesus Cristo, salva minha família;
* Senhor Jesus Cristo, que minha família cresça no teu amor;
* Obrigado, Senhor Jesus Cristo!
Padre Marcelo Rossi
"Terço Bizantino, a oração simples que chega ao céu"
sábado, 8 de novembro de 2008
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
MENSAGEM
domingo, 2 de novembro de 2008
SALMO DO DIA
Eu aguardo a tua salvação, Senhor
SALMO 119,161-168
Príncipes me perseguem sem motivo, porém o meu coração teme as tuas palavras. Alegro-me com a tua promessa, como quem acha um rico despojo. Detesto e abomino a mentira, e amo a tua vontade. Sete vezes por dia eu te louvo, por causa das tuas justas normas. É grande a paz dos que amam a tua lei: para eles não existe tropeço. Eu aguardo a tua salvação, Javé, e pratico os teus mandamentos. Observo os teus testemunhos: eu os amo intensamente. Observo os teus preceitos e testemunhos, e os meus caminhos estão todos à tua frente. “Shin” — O salmista tira uma lição da sua experiência de libertação: os que amam a lei de Deus e agem de acordo com a vontade divina conquistam a paz. Quem observa (“guarda”) os preceitos de Deus pode também “aguardar” a salvação. A vida humana é realizar no presente a vontade divina, na esperança de que o Senhor venha com sua salvação. ORAÇÃO: Tua “lei”, Senhor, não consiste em cumprir alguns mandamentos. Tua “lei” é a graça, pois tu és o Deus da gratuidade. Para chegarmos a ti, de nada vale cumprir regras e preceitos interesseiramente, egoisticamente. Porém o amor pela tua vontade, amor gratuito, é graça. Tu és Graça: tua salvação vem a nós como dom precioso, como humanização de todos os que anseiam por tua salvação. Amém.
sábado, 1 de novembro de 2008
DIA DE TODOS OS SANTOS
1 de Novembro
Solenidade de Todos os Santos
Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de TODOS.
Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de TODOS para a felicidade Eterna.
"Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade." Todos são chamados à santidade: " Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeitto" (Mt 5,48) (CIC 2013).
Sendo assim, nós passamos a compreender o início do Sermão do abade São Bernando: "Para quê louvar os santos, para que glorificá-los? Para quê, enfim, esta solenidade?
Que lhes importam as honras terrenas? A eles que, segundo a promessa do Filho, o Pai celeste glorifica? Os santos não precisam de nossas homenagens. Não há dúvida alguma, se veneramos os santos, o interesse é nosso, não deles"
Sabemos que desde os primeiros séculos que os cristãos praticam o culto dos Santos, a começar pelos Mártires, por isto hoje vivemos esta Tradição, na qual nossa Mãe Igreja convida-nos a contemplarmos os nossos "heróis" da fé, esperança e caridade.
Na verdade é um convite a olharmos para o Alto, pois neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo, formando uma "constelação", já que São João viu: "Era uma imensa multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas"(Apoc 7, 9).
Todos estes combatentes de Deus, merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens, homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, Sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares, ou Religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide viver o Evangelho que funciona na Igreja e na Sociedade.
Portanto a vida destes acabaram virando proposta para nós, uma vez que passaram fome, apelos carnais, perseguições, alegrias, situações de pecado, profundos arrependimentos, sede, doenças, sofrimentos por calúnia, ódio, falta de amor e injustiças; tudo isto, e mais o que constitue o cotidiano dos seguidores de Cristo que enfrentam os embates da vida sem perderem o entusiasmo pela Pátria definitiva, pois "não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos Santos, sois da Família de Deus"(Ef 2,19).
Neste dia a Mãe faz este apelo a todos nós seus filhos: " O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos." "A perfeição cristã s
ó tem um limite: ser ilimitada" (CIC 2028).
Todos os Santos de Deus...rogai por nós!
domingo, 26 de outubro de 2008
DIVINA MISERICÓRDIA
Pequeno documentário sobre a ligação entre João Paulo II e a Divina Misericórdia - (em espanhol).
TESOURINHO DE DEUS
sábado, 18 de outubro de 2008
CAMINHO DA VIDA
Caminho da vida
Duas jovens baleadas. Quantas mães, como as de Eloá, 15 anos, e Nayara, 15, sentiram a dor no peito, viram sonhos desabarem.. O Brasil parou ontem. Calou por um momento ao assistir o fim de uma das mais longas negociações de seqüestro que, infelizmente, teve um final trágico, triste, em São Paulo. O amor que constrói não pode ser o mesmo que mata!
A cada dia assiste-se a um avanço no desequilíbrio emocional das pessoas. E não apenas no Brasil, a imprensa tem mostrado jovens em escolas norte-americanas atirando a esmo em colegas, professores. Maníacos indo parar atrás das grades, casos assustadores de pedofilia, crimes e crimes que não cessam. Nesta semana, em Piracicaba, ex-namorado assassinou uma jovem de 20 anos. Por amor? Ou por falta de amor?
O velho ditado "falta religião", repetido muitas vezes, geralmente pelo iletrado, mas mestre nos ensinamentos, não é ouvido, absorvido, aceito. Religião, Deus, o Criador, ficam em segundo plano, são trocados por baladas, programas de TV, jogos de computador...
Que sentido tem a vida para quem não tem um guia espiritual? Um ideal? A cada dia são mais e mais famílias destruídas, sem direção. Analise a sua vida e busque o caminho, o sentido.
sábado, 11 de outubro de 2008
*Oração à Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil *
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.
Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amém.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
VÁRIOS FOTOS -**BAHÁ'Í** SÃO TODOS MUITO LINDOS
TEMPLOS
Templo Bahá´í nos Estados Unidos
Templo Bahá´í na Austrália
Templo Bahá´í na Índia
MONTE CARMELO
Vista dos Terraços superiores
Archivs Building no décimo segundo Terraço
A Fonte do primeiro Terraço. Ao fundo, o Santuário do Báb
Vista dos Terraços
Fonte nos Terraços
Jardim da Mansão Bahjí
REFLITE-
"O amor é o único meio de assegurar a verdadeira felicidade, tanto neste mundo como no vindouro. O amor é a luz que guia nas trevas, o elo vivo que une Deus ao homem, que torna certo o progresso de cada alma iluminada. O amor é a maior lei que governa este ciclo poderoso e celestial, o poder sem igual que liga os diversos elementos deste mundo material..." 'Abdu'l-Bahá
Templo Bahá´í nos Estados Unidos
Templo Bahá´í na Austrália
Templo Bahá´í na Índia
MONTE CARMELO
Vista dos Terraços superiores
Archivs Building no décimo segundo Terraço
A Fonte do primeiro Terraço. Ao fundo, o Santuário do Báb
Vista dos Terraços
Fonte nos Terraços
Jardim da Mansão Bahjí
REFLITE-
"O amor é o único meio de assegurar a verdadeira felicidade, tanto neste mundo como no vindouro. O amor é a luz que guia nas trevas, o elo vivo que une Deus ao homem, que torna certo o progresso de cada alma iluminada. O amor é a maior lei que governa este ciclo poderoso e celestial, o poder sem igual que liga os diversos elementos deste mundo material..." 'Abdu'l-Bahá
PALAVRAS DE SABEDORIA **BAHÁ'Í**
NAW RUZ
Reveladas por Bahá'u'lláh
A origem de todo o bem é a confiança em Deus a submissão ao Seu mando, e o contentamento com Sua Santa Vontade e Seu Arbítrio.
A essência da sabedoria é o temor de Deus, o medo de Seu flagelo e a apreensão de Sua justiça e Seu decreto.
A essência da religião consiste em se dar testemunho daquilo que o Senhor revelou e seguir o que Ele ordenou em Seu poderoso Livro.
A origem de toda a glória está em se aceitar qualquer coisa que o Senhor tenha concedido, e se contentar com aquilo que Deus ordenou.
A essência do amor é que o homem volva o coração para o Bem-Amado, se desprenda de tudo exceto de Deus e nada deseje salvo o que for o desejo de seu Senhor.
A verdadeira come-moração consiste em se mencionar o Senhor, Alvo de todo louvor, e se esquecer de tudo salvo Dele.
Nascimento de Baha'u'llah
A verdadeira segurança é que o servo siga sua profissão ou vocação no mundo, se apoie no Senhor, nada busque senão Sua graça, desde que em Suas mãos está o destino de todos os Seus servos.
A essência do desprendimento é que o homem volva a face para as cortes do Senhor, entre em Sua Presença, contemple Seu semblante e dê testemunho diante Dele.
Decloration do Bab
A essência da compreensão é que o homem ates-te sua pobreza e se submeta à Vontade do Senhor, o Soberano, o Benévolo, o Onipotente.
A origem da coragem e do poder está na promoção da Palavra de Deus e na constância em Seu amor.
A essência da caridade é que o servo relate as bençãos de seu Senhor e Lhe dê graças em todos os tempos e sob todas as condições.
A essência da riqueza é o amor por Mim. Quem me ama é o possuidor de todas as coisas, e aquele que não me tem amor é realmente dos pobres e necessitados. Eis o que o Dedo da Glória e do Esplendor revelou...
A essência da fé está na escassez de palavras e na abundância de ações; a morte daquele cujas palavras excedem os atos, é melhor que sua vida.
A origem de todo o mal é que o homem se afaste de Seu Senhor e prenda o coração às coisas ímpias.
O fogo mais ardente está em se duvidar dos sinais de Deus, disputar futilmente com aquilo que Ele revelou, negá-Lo e portar-se orgulhosamente diante Dele.
A origem de toda a erudição é o conhecimento de Deus - exaltada seja Sua Glória - e este não pode ser atingido a não ser através do conhecimento de Seu Manifestante Divino.
A essência do rebaixamento está em se apartar da sombra do Misericordioso e buscar o amparo do Ente Mau.
Accension de Baha'u'llah
A origem do erro é a descrença em Deus Uno e Verdadeiro, a confiança em outra coisa senão Nele, e o afastamento de Seu Decreto.
O verdadeiro prejuízo é para aquele que passou seus dias em completa ignorância de seu próprio ser verdadeiro.
A essência de tudo o que Nós te temos revelado é a Justiça; é que o homem se deve livrar das vãs fantasias e da imitação, discernir com os olhos da unidade Sua gloriosa obra, e averiguar todas as coisas com vista perscrutadora.
Assim Nós te instruimos, manifestando-te palavras de sabedoria, a fim de que sejas grato ao Senhor, teu Deus, e nisto te glories entre todos os povos.
Nascimento do Bab
Reveladas por Bahá'u'lláh
A origem de todo o bem é a confiança em Deus a submissão ao Seu mando, e o contentamento com Sua Santa Vontade e Seu Arbítrio.
A essência da sabedoria é o temor de Deus, o medo de Seu flagelo e a apreensão de Sua justiça e Seu decreto.
A essência da religião consiste em se dar testemunho daquilo que o Senhor revelou e seguir o que Ele ordenou em Seu poderoso Livro.
A origem de toda a glória está em se aceitar qualquer coisa que o Senhor tenha concedido, e se contentar com aquilo que Deus ordenou.
A essência do amor é que o homem volva o coração para o Bem-Amado, se desprenda de tudo exceto de Deus e nada deseje salvo o que for o desejo de seu Senhor.
A verdadeira come-moração consiste em se mencionar o Senhor, Alvo de todo louvor, e se esquecer de tudo salvo Dele.
Nascimento de Baha'u'llah
A verdadeira segurança é que o servo siga sua profissão ou vocação no mundo, se apoie no Senhor, nada busque senão Sua graça, desde que em Suas mãos está o destino de todos os Seus servos.
A essência do desprendimento é que o homem volva a face para as cortes do Senhor, entre em Sua Presença, contemple Seu semblante e dê testemunho diante Dele.
Decloration do Bab
A essência da compreensão é que o homem ates-te sua pobreza e se submeta à Vontade do Senhor, o Soberano, o Benévolo, o Onipotente.
A origem da coragem e do poder está na promoção da Palavra de Deus e na constância em Seu amor.
A essência da caridade é que o servo relate as bençãos de seu Senhor e Lhe dê graças em todos os tempos e sob todas as condições.
A essência da riqueza é o amor por Mim. Quem me ama é o possuidor de todas as coisas, e aquele que não me tem amor é realmente dos pobres e necessitados. Eis o que o Dedo da Glória e do Esplendor revelou...
A essência da fé está na escassez de palavras e na abundância de ações; a morte daquele cujas palavras excedem os atos, é melhor que sua vida.
A origem de todo o mal é que o homem se afaste de Seu Senhor e prenda o coração às coisas ímpias.
O fogo mais ardente está em se duvidar dos sinais de Deus, disputar futilmente com aquilo que Ele revelou, negá-Lo e portar-se orgulhosamente diante Dele.
A origem de toda a erudição é o conhecimento de Deus - exaltada seja Sua Glória - e este não pode ser atingido a não ser através do conhecimento de Seu Manifestante Divino.
A essência do rebaixamento está em se apartar da sombra do Misericordioso e buscar o amparo do Ente Mau.
Accension de Baha'u'llah
A origem do erro é a descrença em Deus Uno e Verdadeiro, a confiança em outra coisa senão Nele, e o afastamento de Seu Decreto.
O verdadeiro prejuízo é para aquele que passou seus dias em completa ignorância de seu próprio ser verdadeiro.
A essência de tudo o que Nós te temos revelado é a Justiça; é que o homem se deve livrar das vãs fantasias e da imitação, discernir com os olhos da unidade Sua gloriosa obra, e averiguar todas as coisas com vista perscrutadora.
Assim Nós te instruimos, manifestando-te palavras de sabedoria, a fim de que sejas grato ao Senhor, teu Deus, e nisto te glories entre todos os povos.
Nascimento do Bab
PENSAMENTOS PARA REFLETIR **BAHÁ'Í**
O equilíbrio do mundo foi perturbado pela influência vibrante desta nova e mais grandiosa Ordem Mundial.
Imergí-vos no oceano de Minhas palavras, a fim de que possais desvendar seus segredos e descobrir todas as pérolas de sabedoria que jazem ocultas em suas profundezas.
Meu primeiro conselho é este: possue um coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma soberania antiga, imperecível e eterna.
A mais amada de todas as coisas, a Meu ver, é a justiça; não te desvies dela, se é que Me desejas.
O objetivo fundamental que anima a Fé de Deus e Sua Religião é proteger os interesses da humanidade e promover a unidade, e nutrir o espírito de amor e amizade entre os homens.
Sê generoso na prosperidade e grato no infortúnio.
Sê digno da confiança de teu próximo e dirigelhe um olhar afetuoso e acolhedor.
Sê um tesouro para o pobre, advertência ao rico, resposta ao clamor do necessitado, guarda fiel da santidade de tua promessa.
Sê reto no teu julgamento e discreto nas tuas palavras. Com ninguém sejas injusto e a todos mostrai brandura.
Sê como lâmpada para os que caminham nas trevas, alegria para o triste, água para o sedento, refúgio ao abatido, sustentáculo e defesa da vítima da opressão. Integridade e retidão sejam a divisa de todos os teus atos.
Sê lar para o forasteiro, bálsamo para o sofredor, fortaleza para o perseguido.
Sê olhos para os cegos e farol para os pés dos desencaminhados.
Na face da verdade, sê adorno; coroa, na fronte da fidelidade; coluna no templo da retidão; sopro de vida, no corpo da humanidade; emblema dos que buscam a justiça; estrela sobre o horizonte da virtude; orvalho no solo do coração; arca no oceano do conhecimento; sol no céu da generosidade; jóia no diadema da sabedoria; luz radiante no firmamento de tua geração; fruto na árvore da humanidade.
Tão poderosa é a luz da unidade que pode iluminar a terra inteira.
Incumbe a todo homem, neste Dia, firmar-se naquilo que possa promover os interesses e exaltar a condição de todas as nações e governos justos.
Se algumas diferenças surgirem entre vós, vede-Me diante de vossa face e não olheis as faltas um do outro, por respeito a Meu nome e em sinal de vosso amor à Minha manifesta e resplandecente Causa.
Em tempos antigos foi revelado: O amor à pàtria e elemento da Fé Divina. A língua da Grandeza no Dia de Seu Manifestante, porém, proclamou: Não se vanglorie quem ame sua pátria, mas sim, quem ame o mundo.
Quem se dedica, hoje, ao serviço da inteira raça humana é, em verdade, um homem.
A veracidade e a benevolência, em todos os tempos têm distinguido suas relações com todos os homens. Sua conduta exterior é apenas um reflexo de sua vida interior, e sua vida interior um espelho de sua conduta exterior.
Se a tribulação te atingir por Minha Causa, recorda de Minhas aflições e de Meus sofrimentos; lembra-te de Meu exílio e Minha prisão.
As artes, os ofícios e ciências elevam o mundo do ser e conduzem à sua sublimidade. O conhecimento é como asas para a vida do homem, e uma escada pela qual ele pode subir. Incumbe a todos sua aquisição.
Ó amigos! Não desprezeis as virtudes das quais fostes dotados, nem descuideis de vosso alto destino... Vós sois as estrelas do céu da compreensão, a brisa que se agita ao romper do dia, as águas suaves das quais deve depender a própria vida de todos os homens, as letras inscritas em seu sagrado pergaminho.
Entoa, ó Meu Servo, os versículos de Deus por ti recebidos, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de acender tua própria alma com a doçura de tua melodia e atrair os coracões de todos os homens.
Um só ato reto é dotado de tal potência que pode elevar o pó além do céu dos céus. Pode romper todo o laço e tem o poder de restaurar a força que foi gasta e se desvaneceu.
Uma língua bondosa é o ímã dos corações dos homens. É o pão do Espírito, veste as palavras com significado, é a fonte da luz da sabedoria e compreensão.
Bem-aventurado é o lugar, a casa e o coração, e bem-aventurada a cidade, a montanha, o refúgio, a caverna e o vale, a terra e o mar, o prado e a ilha, onde se haja feito menção de Deus e celebrado Seu louvor.
Bem-aventurado o homem que do Sol de Minha Palavra buscou iluminação.
Bem-aventurado e fe-liz é aquele que se levanta pa-ra promover os melhores interesses dos povos e raças da Terra.
Grande é a bem-aventurança que espera os pobres que suportam pacientemente e ocultam seus sofrimentos, e felizes os ricos que doam suas riquezas aos necessitados e os preferem a si próprios.
Grande é a bem-aventurança daquele sacerdote que não tenha permitido que o conhecimento se tornasse um véu entre ele e aquele Ser, Objeto de todo o conheci-mento e, ao aparecer o Subsistente por Sí Próprio, se haja volvido para Ele com face radiante. Em verdade, ele é contado entre os sábios. Os habitantes do Paraíso procu-ram a benção de seu sopro, e sua lâmpada brilha sobre todos os que estão no céu e sobre a terra.
Uma nova vida, nesta era, agita-se dentro de todos povos da Terra; e no entanto ninguém lhe descobriu a causa, nem percebeu o motivo. O vós, filhos dos homens, o propósito fundamental que anima a Causa de Deus e Sua Religião é o de salvaguardar os interesses e promover a unidade da raça humana...
Todos os homens foram criados a fim de levarem avante uma civilização que sempre evolua.
A Terra é um só país e a humanidade seus cidadãos.
O mundo é apenas uma peça de teatro; é vão e vazio, simplesmente nada, uma simulação da realidade. Não lhe dediqueis vossa afeição. Não rompais o laço que vos une com vosso Criador e não sejais dos que erraram e se desviaram de Seus caminhos. Em verdade, digo, o mundo é como o vapor no deserto, que o sedento imagina ser água e se empenha, com todas as suas forças em alcançar, até que ao fazê-lo verifica ser apenas uma ilusão...
Velado em Meu Ser imemorial e na eternidade antiga de Minha essência, conheci Meu amor por ti e assim te criei, gravando em ti Minha imagem e revelando-se Minha beleza.
Teu paraíso é Meu amor; teu lar celestial, a reunião Comigo. Entra nele e não tardes. Isto é o que te foi destinado em Nosso Reino nas alturas e em Nosso excelso domínio.
Eu te criei rico, por que tu te empobreces? Nobre te fiz; por que te rebaixas? Da essência da sabedoria, Eu te concedi a existência; por que buscas iluminação de outro, senão de Mim? Da argila do amor, te moldei; como é que te ocupas com outro? Volve teus olhos a ti mesmo, a fim de que, dentro de ti, Me possas encontrar forte, poderoso, O que subsiste por Si Próprio.
Volve tua face à Minha e renuncia a tudo salvo a Mim, pois Minha soberania perdura e Meu domínio não perece. Se buscares outro, que não seja Eu, ainda que procures eternamente no universo, tua busca será em vão.
Não Me peças o que Nós não te desejamos; que estejas contente, então, com aquilo que ordenamos, por amor a ti, pois é o que te dará proveito, se com isto te contentares.
Insuflei em ti um sopro de Meu próprio Espírito, a fim de que Me pudesses amar. Porque Me abandonanste e quiseste outro, senão a Mim, como teu bem-amado?
Nobre Eu te criei, mas tu te tens rebaixado. Eleva-te, pois, àquilo para que foste criado.
Não te enalteças acima do pobre, pois Eu o guio em seu caminho, enquanto te vejo em tua lastimável condição e te humilho para sempre.
Nem sequer sussurres os pecados alheios enquanto tu próprio fores pecador. Fosses tu transgredir este mandamento, mal aventurado serias, e disto dou testemunho.
Sabe tu, em verdade, quem exorta os homens a serem justos mas comete, ele mesmo, iniquidades, não pertence a Mim, ainda que seja chamado por Meu Nome.
Não atribuas a nenhu-ma alma o que não desejarias que a ti fosse atribuído, nem digas o que não cumpres. É este Meu mandamento a ti; observa-o.
Não negues a servo Meu, se a ti ele algo pedir, porque sua face é Minha face. Sê humilde, pois, diante de Mim.
Tenho feito da morte a mensageira de teu júbilo. Por que lamentas? A luz, Eu a fiz derramar sobre ti o seu esplendor. Por que te ocultas diante deste esplendor?
Não te entristeças salvo por te encontrares longe de Nós, nem exultes, a menos que te estejas aproximando, de regresso a Nós.
Prossegue em Minhas leis, por amor a Mim, e renuncia o que tu desejas, se aspiras a Meu prazer.
Não descuideis de Meus mandamentos, se amas a Minha beleza, nem te esqueças de Meus conselhos, se quiseres alcançar Meu beneplácito.
Faze menção de Mim em Minha Terra, para que Eu, em Meu Céu, possa Me lembrar de ti; assim os Meus olhos e os teus acharão consolo.
Teu ouvido é Meu ouvido; que ouças com ele. Tua vista é Minha vista; com ela deve tu ver, para que, no imo de tua alma, possas testemunhar Minha santidade sublime e Eu, dentro de Mim Mesmo, possa te atestar uma posição excelsa.
Para tudo há um sinal. O sinal do amor é fortaleza em Meu decreto e paciência em Minhas provações.
Minha calamidade é Minha providência; exterior-mente, é fogo e vingança, mas, interiormente, é luz e misericórdia. Apressa-te para ela, a fim de que venhas a ser uma luz eterna e um espírito imortal. É este Meu mandamento a ti; observa-o.
Teu coração é Meu lar; santifica-o para Minha descida. Teu espírito é a sede de Minha Revelação; purifica-o, para que nele Eu possa Me manifestar.
Sois Meu tesouro, pois em vós entesourei as pérolas de Meus mistérios e as jóias de Meu conheci-mento. Guardai-as dos estranhos entre Meus servos e dos ímpios em meio a Meu povo.
No jardim de teu coração nada plantes salvo a rosa do amor e não te desprendas do rouxinol do afeto e do desejo. Estima a companhia dos justos...
Sabe tu, em verdade, o coração no qual resta ainda o menor vestígio de inveja, jamais atingirá Meu domínio eterno, nem inalará os doces e sagrados aromas que emanam de Meu reino de santidade.
Cega teus olhos, a fim de contemplares Minha beleza; fecha teus ouvidos, para que possas escutar a doce melodia de Minha voz: esvazia-te de todos os conheci-mentos, para que possas participar de Minha sabedoria; e santifica-te da riqueza, a fim de obteres uma porção duradoura do oceano de Minha riqueza eterna. Cega teus olhos, isto é, para tudo salvo Minha beleza; fecha teus ouvidos para tudo que não seja Minha Palavra; esvazia-te de toda erudição, salvo o conhecimento de Mim; para que assim, com uma visão clara, um coracão puro e ouvidos atentos, possas entrar na corte da Minha santidade.
Porque usais as vestes de pastor, quando, interiormente, vos tornastes lobos, visando Meu rebanho? Sois semelhantes à estrela que nasce antes do amanhecer e que, embora pareça radiante e luminosa, desvia os caminhantes de Minha cidade, conduzindo-os pelas veredas da perdição.
Pondera tu um pouco. Já ouviste dizer que amigo e inimigo devessem morar em um só coracão? Expulsa, pois, o estranho, para que o Amigo possa entrar em seu lar.
Muitas vezes, ao alvorecer, a brisa de Minha terna misericórdia soprava sobre ti e te encontrava no leito da incúria, completamente adormecido. Lastimando, pois, teu triste estado, regressava ao lugar de onde viera.
Rompe tua gaiola e, assim como a fênix do amor, alça vôo para o firmamento da santidade. Renuncia a ti mesmo e, prenhe do espírito da misericórdia, habita no reino da santidade celestial.
Purifica da malícia o teu coração e, inocente de inveja, entra na corte divina da santidade.
Sede tolerantes uns para com outro e não vos afeiçoeis às coisas terrenas. Não vos orgulheis de vossa glória, nem vos envergonheis da humilhação. Por Minha beleza! Criei do pó todas as coisas e novamente ao pó, farei que voltem.
Ao rico, falai dos suspiros do pobre à meia-noite, para que a indiferença não o conduza ao caminho da destruição e o prive da Arvore da Riqueza. O dar e o ser generoso é atributo Meu; bem-aventurado quem se adorna com Minhas virtudes.
Retirai as vossas mãos da tirania, porque jurei não perdoar a injustiça de nenhum homem. Este é o Meu convênio, o qual decretei irrevogavelmente, na epístola preservada, e selei com Meu selo de glória.
És assim como uma espada de fina têmpera, oculta na escuridão de sua bainha, cujo valor se esconde do conhecimento do artífice. Que saias, pois da bainha do ego e do desejo, para que teu mérito resplandeça e se manifeste ao mundo inteiro.
Sois as árvores de Meu jardim; deveis dar frutos belos e maravilhosos, para que vós e outros sejam por eles beneficiados. Assim compete a cada um ocupar-se em ofícios ou profissões, pois o segredo da riqueza está nisso, ó homens de compreensão! Resultados dependem de meios e a graça de Deus vos será toda-suficiente. Árvores infrutíferas sempre foram e serão destinadas ao fogo.
Os mais ignóbeis dos homens são os que nenhum fruto produzem na terra. Tais homens são, em verdade, contados entre os mortos; ou antes, os mortos são melho-res aos olhos de Deus do que essas almas vadias e sem valor.
Lembrai-vos do convênio que fizestes comigo no Monte Parán, sito na sagrada região de Zamán. Invoquei o testemunho da assembléia nas alturas e dos habitantes da cidade imortal; entretanto, a ninguém encontro, agora, fiel ao convênio. De certo, o orgulho e a rebeldia apagaram-no dos corações, de tal modo que já não resta traço sequer. Embora Eu soubesse disso, ainda esperei, não o revelando.
Aonde pode ir o apai-xonado senão à Terra de sua bem-amada? E aquele que procura, poderá ele ficar tranquilo longe do desejo de seu coração? Para quem ama verdadeiramente, a união é vida, e a separação, morte. Vazio de paciência está seu peito; privado de paz, seu coracão. A miríades de vidas, ele renunciaria, a fim de se apressar para onde se encontra a bem-amada.
A humildade eleva o homem ao céu da glória e do poder, enquanto o orgulho o rebaixa até às profundezas da miséria e da degradação.
O homem é o talismã supremo. A falta de devida educação, privou-o daquilo que ele inerentemente possui... Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício.
Nós, em verdade, não falhamos em Nosso dever de exortar os homens e de entregar aquilo de que fomos incumbidos por Deus, o Todo-Poderoso, o Todo-Glorificado... Haverá qualquer desculpa para alguém? Não, por Deus, o Senhor do Trono Poderoso! Meus sinais abrangem a terra toda e Meu poder envolveu a humanidade inteira.
Se levada ao excesso, a civilização tornar-se-á uma fonte tão prolífera do mal como havia sido do bem enquanto mantida dentro dos limites da moderação... sua chama devorará as cidades.
...Não te esqueças de Minha graça, enquanto Eu estiver ausente. Lembra-te de Meus dias durante os teus dias, e de Minha angústia e Meu exílio nesta remota prisão. E sê tão constante em Meu amor que jamais teu coração vacile...
Quando o mar da Minha Presença se achar esgotado, e o Livro da Origem tiver atingido seu fim, volvei-vos para Aquele (‘Abdu’l-Bahá) que é desejado por Deus - Aquele que procede desta Raiz antiga.
A alma depois de sua separação do corpo, continuará a progredir até que atinja a Presença de Deus, num estado e condição que nem a revolução dos tempos e séculos mudará, nem os acasos e vicissitudes deste mundo poderão alterar.
Brevemente a Ordem atual passará e uma nova Ordem se estenderá em seu lugar.
Vós sois as folhas e os ramos de uma mesma árvore, as gotas de um mesmo mar, as estrelas de um mesmo céu.
Sede unidos, ó soberanos da Terra!... Para que desse modo sejam acalmadas as tempestades entre vós e vossos povos encontrem o sossêgo. Se algum de vós levantar armas contra outro, erguei-vos todos contra ele, pois isto nada mais é que justiça manifesta.
Em verdade, Ele (Jesus) disse: Vinde após Mim e Eu vos farei pescadores de homens. Neste dia, porém, dizemos: - Vinde após Mim para que vos possamos tornar os vivificadores da humanidade.
Ó Meus amigos que habitais sobre a Terra! Aquele que é o Mais Amado já veio!... Regozijemo-nos e que todos os ouvidos se alegrem, pois é chegado o tempo de fitarmos Sua beleza e agora é o tempo para ouvirmos a Sua voz.
Chama Sião, ó Carmelo, e anuncia as jubilosas novas: Veio Aquele que estava oculto dos olhos mortais! Está manifesta Sua soberania predominante; revela-se Seu esplendor que a tudo abrange.
Se acreditardes em Mim, Eu vos farei amigos de Minha alma no Reino de Minha grandeza e companheiros de Minha perfeição no Reino de Meu poder, eternamente.
Meu cativeiro não pode Me causar dano. O que Me pode prejudicar é a conduta dos que Me amam, que se dizem estar relacionados Comigo e, no entanto, perpretam o que faz gemerem Meu coração e Minha pena.
A noite sucedeu ao dia, e o dia sucedeu à noite, e as horas e os momentos de vossas vidas vieram e se foram e, no entanto, nenhum de vós consentiu em se desligar - nem sequer por um instante - daquilo que perece. Despertai, para que os breves momentos que ainda vos restam não se dissipem e se percam.
O amor é a causa da Revelação de Deus ao Homem, é o laço vital que, de acordo com a criação divina, é inerente às realidades das coisas... O amor é a maior lei que governa este grande ciclo celestial, o poder único que liga os diversos elementos deste mundo material, a suprema força magnética que dirige os movimentos das esferas nos domínios celestiais.
Todo homem de discernimento, enquanto cami-nha sobre a terra sente-se realmente envergonhado, porquanto compreende perfeitamente que aquilo que é a fonte de sua prosperidade, sua riqueza, sua força, sua exaltação, seu avanço e seu poder é, como ordenado por Deus, a própria terra que é pisada pelos pés de todos os homens. Indubitávelmente, aquele que é conhecedor dessa verdade está purificado e santificado de todo orgulho, arrogância e vaidade.
Ó meu irmão! Enquanto não entrares no Egito do amor, jamais haverás de encontrar o José da Beleza do Amigo; e assim como Jacó, até que abandones teus olhos exteriores, jamais haverás de abrir os olhos do teu ser interior; e até que ardas com o fogo do amor, jamais haverás de comungar com o Amante, Alvo do Anelo.
Deve-se julgar a busca (do Bem-Amado) pelo padrão do Majnún do Amor. Conta-se que, um dia, encontraram-no ocupado em peneirar o pó, enquanto lhe corriam as lágrimas. Perguntaram-lhe: Que fazes?, ao que respondeu: Busco Laylí! - Ai de ti! exclamaram, Laylí é de puro espírito e tu a buscas no pó! Disse-lhes: Eu a busco em toda parte; quiçá algures a possa encontrar. Sim, embora para os sábios seja vergonhoso procurar no pó o Senhor dos Senhores, isso, no entanto, indica intenso ardor na busca.
Ó meu irmão! Um coração puro é como um espelho; limpa-o com o poli-mento do amor e do desprendimento de tudo exceto de Deus, para que nele possa brilhar o sol verdadeiro e amanheça a manhã eterna. Tu verás então com clareza, o que significa ‘Nem Minha Terra nem Meu céu Me contêm, mas sim, o coração de Meu fiel servo Me contêm.’ E tomarás tua vida em tua mão e a lançarás com infinito anelo diante do novo Bem-Amado.
Sou o Falcão real no braço do Onipotente. Desdobro as asas caídas de todo pássaro prostrado e impulsiono-lhe o vôo.
Aquele que é o vosso Senhor, o Todo-Misericordioso, acalenta o desejo de contemplar a raça humana inteira como uma só alma e um só corpo.
O fanatismo e o ódio religiosos são um fogo devorador do mundo, cuja violência ninguém pode conter. A Mão do poder divino, tão somente, é capaz de livrar a humanidade dessa aflição desoladora.
Em todos os assuntos, a moderação é desejável. Se uma coisa for levada ao excesso, provará ser fonte de mal. ...Coisas estranhas e espantosas existem na Terra, mas se ocultam da mente e da compreensão dos homens. Tais coisas são capazes de alterar toda a atmosfera da Terra, e sua contaminação mostrar-se-ia letal...
FRASES ** BAHÁ'Í**
"... hoje todos os horizontes do mundo estão iluminados com a luz da unidade... fomos criados para levar avante uma civilização em constante evolução..."
"...somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore... as gotas de um único mar..."
"A humanidade assemelha-se a um pássaro, uma asa é o homem e a outra, a mulher. O pássaro não pode alçar vôo sem o equilíbrio dessas duas asas..."
"A verdade é uma só e é indivisível... o progresso da humanidade depende desses fatores..."
"O homem é uma mina rica em jóias de inestimável valor, a educação, tão somente, poderá fazê-la revelar seus tesouros..."
"Deus é um, a religião é uma, a humanidade é uma... o objetivo da criação humana é conhecer e adorar a Deus... Todas as religiões provêm de um mesmo Deus..."
CURIOSIDADES SOBRE RELIGIÃO-VALE A PENA SABER!!!!
QUE LUGAR LINDO!!!!!
"Chama Sião, ó Carmelo, e anuncia as boas novas:
Aquele que estava oculto aos olhos dos mortais é chegado!
Sua onitriunfante soberania está manifesta e Seu onienvolvente esplendor está revelado.... Verdadeiramente este é o Dia no qual, tanto a terra como o mar, se regozijam por esta proclamação, o dia para o qual foram guardadas estas coisas que Deus, pela generosidade além do alcance da mente e do coração mortais, destinou para revelação. Em breve Deus desfraldará majestosamente o Seu Arco sobre vós e manifestará
o povo de Bahá, que foi mencionado no Livro dos Nomes."
Uma Oração de 'Abdu’l-Bahá
Escrita durante a I Guerra Mundial
“Tu me vês, ó meu Deus,
nesta sublime montanha,
este levado e exaltado lugar...
a moradia dos profetas,
o abrigo de Elias,
o santuário de Isaías,
os píncaros que o Espírito de Deus, Jesus Cristo, cruzou
- saudações e louvores a Ele -
este mais exaltado local,
abençoado pelas pegadas do Senhor das Hostes.
Ó Senhor!
Esta é a Montanha que chamaste de Carmelo
no Torá e que relacionaste Contigo mesmo
no tesouro das sagradas Escrituras e Epístolas.
No meio da noite tenebrosa, ó Senhor,
veementemente oro a Ti ,
neste mais exaltado lugar.”
terça-feira, 30 de setembro de 2008
TUA PALAVRA É ASSIM
Tua Palavra é Assim
Tão fecunda e clara como a chuva que cai,
Tão doce e amarga como o joio e o trigo,
Tão preciosa e santa como as essências da criação,
Toda Verbo, toda pura,
Uma planta de vivo esplendor
que ladeia os corações,
Uma lição de esperança para quem busca a luz,
Um caminho de alegria que insufla vida,
Tua Palavra é assim: calma e milagrosa.
Como o girassol que acompanha o brilho do dia
e se reveste da graça do céu,
Tua Palavra é assim: no centro do tempo, no início da concepção
e no fim como ponte para a eternidade.
Presente está o Verbo.
Esta Palavra vem até a escuridão e semeia a graça.
Prazer e simplicidade são as cores de Deus.
E o Verbo se fez um de nós.
A força da Palavra reagiu aos acontecimentos.
Nada agora é tudo.
Ficou para trás o tempo da promessa.
Deus se realizou. Completou o que faltava nos imperfeitos.
A Palavra trouxe força.
Irrompeu um grito da cruz e, do lado aberto do Verbo,
nasceu o Espírito, a fortaleza, a ação do Amado.
Palavra que gira, que gira em torno do sol. Do nosso sol.
Da nossa fonte e nos anima. És o centro onde a semente está.
Palavra fecunda e clara como a chuva que cai.
Tua Palavra é assim... deixa Vida... deixa Deus.
Palavra de Deus.
Proclamada, vivida, colhida.
Tua Palavra é assim: divina em mim, humana em Deus.
ORAÇÃO DE CORAGEM
Oração de coragem
Senhor,
dai-me a coragem de empreender
sem temeridade;
A coragem da iniciativa e
a coragem da disciplina;
A coragem de muitas vezes estar só e a de começar sempre,
com os que ficam ou
com os que chegam.
A coragem de ter paciência,
apesar dos abandonos;
A coragem de ser senhora de mim.
A coragem de encontrar tempo bastante
para contemplar e
para orar.
AMÉM
O OLHAR DE DEUS
O olhar de Deus
Senhor, quando me faltar o sentido da vida, olha para mim.
Quando abatido eu estiver pelo peso dos meus problemas,
olha para mim.
Quando a esperança deixar de brilhar, olha para mim.
Quando desorientado eu estiver, olha para mim.
Quando o amor me for insuficiente para perdoar, olha para mim.
Se eu desanimar e desfalecer na fé, olha para mim.
Quando a cruz me parecer maior que minhas forças, olha para mim.
Quando não mais houver remédio que me cure, olha para mim.
Na hora da minha morte, olha para mim.
Senhor, basta-me o teu olhar de amor
Para que minha vida redescubra o sentido;
Minha dor seja abrandada;
A esperança sorria novamente.
Basta-me o teu olhar de amor
Para que eu reencontre o caminho;
Tenha coragem de amar e perdoar;
Minhas forças sejam renovadas.
Basta-me o teu olhar de amor
Para que eu recupere a saúde
Física, psíquica e moral.
Senhor, teu olhar é descanso
para minha alma.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
domingo, 14 de setembro de 2008
FELICIDADE
Quanto mais envelhecia, quanto mais insípidas me pareciam as pequenas satisfações que a vida lhe dava, tanto mais claramente compreendia onde eu deveria procurar a fonte das alegrias da vida.
Aprendi que ser amado não é nada, enquanto amar é tudo.
O dinheiro não era nada, o poder não era nada. Vi tanta gente que tinha dinheiro e poder, e mesmo assim era infeliz.
A beleza não era nada.
Vi homens e mulheres belos, infelizes, apesar de sua beleza.
Também a saúde não contava tanto assim. Cada um tem a saúde que sente.
Havia doentes cheios de vontade de viver e havia sadios que definhavam angustiados pelo medo de sofrer.
Felicidade é amor, só isso.
Feliz é quem sabe amar.
Feliz é quem pode amar muito.
Mas amar e desejar não são a mesma coisa.
O amor é o desejo que atingiu a sabedoria.
O amor não quer possuir.
O amor quer somente amar.
(HERMANN HESSE)
VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA
Hoje é o começo da minha nova vida
Estou começando de novo hoje
Todas as coisas estão vindo até mim hoje
Sou grato por estar vivo
Vejo a beleza ao meu redor
Vivo com paixão e determinação
Reservo tempo para rir e brincar todos os dias
Estou acordado, energizado e vivo
Estou focado em todas as coisas boas da vida
E agradecido por elas
Estou em paz e em sintonia com tudo
Sinto a amor, a alegria e a abundância
Sou livre para ser eu mesmo
Sou a magnificência na forma humana
Sou a perfeição da vida
Sou grato por ser... EU!!!
CRISTO E EU
CRISTO E EU
Eu, peregrino. Ele o caminho.
Eu, a pergunta. Ele a resposta.
Eu, a sede. Ele a fonte.
Eu, tão fraco. Ele a forca.
Eu, as trevas. Ele a luz.
Eu, o pecado. Ele o perdão.
Eu, a luta. Ele a vitória.
Eu, o inverno. Ele o sol.
Eu, doente. Ele o milagre.
Eu, o grão de trigo. Ele o pão.
Eu, a procura. Ele, o endereço.
Meu passado e meu presente:
em suas mãos.
Meu futuro: todo dele.
Eu, no tempo...
E CRISTO a Eternidade
OBSERVE A CACHOEIRA
OBSERVE A CACHOEIRA
Perderia sua canção se fossem tiradas
as pedras do seu caminho.
São os obstáculos que fazem suas águas prosseguirem.
Nenhuma rocha, por mais resistente
que seja, é capaz de deter a água.
Ela tem sabedoria para contorná-la
e seguir em frente, com a força da suavidade...
Nada é mais suave e
nada é mais forte do que a água,
caminha firme e lentamente, sabedora
de que tem o mesmo destino do homem:
Seguir em frente!
Assim também é a nossa vida.
Os obstáculos existem para
nos fazer caminhar cada
vez mais firmes, mais determinados,
totalmente entregues, confiantes na existência.
Fé é Rendição.
Portanto, quando o sofrimento
bater à sua porta, não lamente
nem se inquiete, seja apenas
testemunha da dor.
Sinta-se um privilegiado porque
é das batalhas que surge a alma.
Diante de qualquer problema que
lhe pareça sem solução, tome uma
atitude inteligente, a seu favor:
Respire...
Quando menos uma pessoa merecer
seu amor,é quando ela mais
necessita dele.
Perdoe, perdoe quantas vezes
forem necessárias, liberte
seu coração do ressentimento,
abra-se para novas emoções.
Seja flexível como as flores,
como as borboletas...
Experimente todos os perfumes.
Estenda a mão, ofereça a
sua compreensão, o seu amor.
Viemos a este planeta para
aprender a amar. Apenas isso.
Então ame!Pouco ou muito,
não importa.
Importante é amar sempre.
Só o amor realiza a mágica de se
multiplicar quando é dividido.
Nada neste mundo faz sentido
se não tocamos o coração das pessoas.
Se a gente cresce com os golpes
duros da vida, também pode crescer
com os toques suaves da alma.
MENSAGEM MUITO LINDA
Quero ser teu amigo
Nem demais e nem de menos
Nem tão longe e nem tão perto
Na medida mais precisa que eu puder
Mas amar-te como próximo, sem medida, e ficar sempre em tua vida
da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade
Sem jamais te sufocar
Sem forçar a tua vontade
Sem falar quando for à hora de calar
E sem calar quando for à hora de falar
Nem ausente nem presente por demais, simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso,
é tão difícil aprender,
por isso, eu te peço paciência.
Vou encher este teu rosto
de alegrias ... e lembranças!
Assinar:
Postagens (Atom)