sexta-feira, 25 de julho de 2008
RECEBER A ORAÇÃO É UM ATO DE AMOR E FÉ
“Não precisa ter fé para orar, mas precisa orar para ter fé”
“O perdão é a mais divina vitória. É uma das coisas que nos torna mais semelhantes de Deus”
‘Acolhei aquele que é fraco na fé, com bondade, sem discutir suas opiniões’ - Romanos 14,1
“Deus é amor, quem está no amor permanece em Deus e Deus permanece nele” (1 Jo 4, 16).
"A ORAÇÃO É A COMUNICAÇÃO COM DEUS."
A ORAÇÃO
'Vigiai e orai' (Mt. 26, 41). Este é o lema que todo católico deve seguir. Vigiar contra os perigos e tentações do mundo, sobretudo estudando para se defender dos ataques contra a fé, e contra os perigos da carne, praticando as virtudes e rezando.
Oração é a comunicação com Deus! A pessoa expressa a ele o que quer dizer e tenta perceber qual a vontade dele a seu respeito.
"A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes.
DEUS CHAMA PARA A ORAÇÃO
Deus é o primeiro a chamar o homem. Ainda que o homem esqueça seu Criador ou se esconda longe de sua Face, ainda que corra atrás de seus ídolos ou acuse a divindade de tê-lo abandonado, o Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da oração.
Oração é o resultado de nossa busca de Deus e de nosso esforço: são as atitudes e as ações que tomamos ou fazemos em vista da relação de amor com ele.
JESUS OUVE A ORAÇÃO E ORAÇÃO A JESUS
A oração a Jesus é ouvida por Ele já durante seu ministério, por meio dos sinais que antecipam o poder de sua Morte e Ressurreição: Jesus ouve a oração de fé, expressa em palavras (o leproso, Jairo, a cananéia, o bom ladrão), ou em silêncio (os carregadores do paralítico, a hemorroíssa que lhe toca as vestes, as lágrimas e o perfume da pecadora). O pedido insistente dos cegos: "Filho de Davi, tem compaixão de nós" (Mt 9,27)ou "Filho de Davi, tem compaixão de mim" (Mc 10,47) foi retomado na tradição da Oração a Jesus: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de mim, pecador!" Quer na cura das enfermidades, quer na remissão dos pecados, Jesus responde sempre à oração que implora com fé: "Vai em paz, tua fé te salvou!"
A fé e o amor por Jesus abre nosso ser a Deus, que em seu Filho Jesus, nos vê como filhos e por causa dele nos acolhe, provendo as exigências da nossa fé.
A oração garante o atendimento dos nossos pedidos e então a nossa alegria será completa porque será a alegria que nasce da fé, a alegria de Deus que em nós realiza a sua vontade.
“Quem reza se salva. Quem não reza se condena” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Oração). A vida de oração deve servir, portanto, para o sustento da alma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os santos são pessoas humanas que viveram neste mundo como verdadeiros modelos de cristãos, seguindo o Evangelho de Cristo e colocando-o em prática em suas vidas. Viveram conforme a vontade de Deus; por essa razão, conquistaram o céu.