domingo, 27 de julho de 2008

FESTAS MARIANAS MES DE AGOSTO -1



Nossa Senhora da Antártica

Seguindo as pegadas da Virgem Maria, avançamos na peregrinação da fé, pois a Mãe nos leva fielmente à união com o seu Filho até à Cruz da salvação.


O Tratado Antártico, assinado em 1958, determinou o continente patrimônio internacional para pesquisas. Porém só em 1982 houve permissão para a entrada limitada de navios com turistas. O Oratório, considerado o mais longínquo templo de Nossa Senhora existente do nosso planeta, é o local mais solicitado pelos turistas cristãos, especialmente os devotos marianos, que visitam anualmente esse santuário ecológico.



Oração à Nossa Senhora dos Navegantes - (2 de fevereiro)

Senhora dos Navegantes, sois ideal e estímulo para uma vida perseverante de amor a Deus e de bondade para com o próximo. Sois a “a mais alta realização do Evangelho e o modelo perfeito do cristão”. Sois cheia de graça e bendita entre as mulheres.
Todas as gerações vos proclamam bem aventurada porque vos fizestes a serva do Senhor. Dai-nos sempre vontade decidida de melhor buscar, conhecer e seguir Cristo.
Amém.




Nossa Senhora da Neve ou
Santa Maria Maior

O que a humanidade não valoriza, Deus escolhe. Por isso, chamou uma mulher do povo, Maria.


Porém, a antiga tradição propagou a invocação de Nossa Senhora das Neves celebrada em muitos lugares no dia 05 de agosto. Maior. Essa devoção também chegou ao Brasil, onde o culto é vigoroso especialmente na Bahia, em Pernambuco, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Nossa Senhora das Neves é a Padroeira de João Pessoa, capital da Paraíba e de todos os alpinistas.



Nossa Senhora de Crea

Imagem original

"É nos pés de Nossa Senhora que se encontram todas as alegrias, a esperança, as angústias e os sofrimentos de todos, indistintamente".

Nos últimos tempos o local se tornou um importante centro de eventos marianos para o mundo cristão. Mas sempre contando com a crescente afluência de peregrinos e romeiros devotos de Maria. Em 1980 o governo italiano demarcou a área do Santuário como reserva ecológica, a qual foi doada ao Vaticano, para sua preservação. Desde 1992 este Santuário mariano está sob custódia dos sacerdotes da diocese de Casale Monferrato.



Nossa Senhora do Ártico

Por Maria em Nazaré, a Encarnação se tornou a maravilhosa realização do encontro de Abraão com Deus.

Em 1887, a Companhia de Jesus enviou seus primeiros missionários, para catequizar os nativos. Essa missão jesuíta colocou a antiga igreja sob a proteção de São Pedro Claver, marcando definitivamente a presença católica no Alasca.
Outros jesuítas chegaram até 1888. Construíram igrejas e escolas para instruir e catequizar o povo local. No ano seguinte as Irmãs de Santa Ana foram enviadas para auxiliar os jesuítas e para abrir outras escolas católicas. O sucesso da missão foi total e atribuído à comunicação, considerada o ponto principal da catequização.

Nossa Senhora do Ártico é muito festejada no dia 05 de agosto pelos habitantes da região que veneram a Virgem Maria com verdadeiro amor filial.



Nossa Senhora da Cabeça

Museu da Real Cofradía Matriz de la Virgen de la Cabeza de Andújar

"Venerar Maria é crer na Santíssima Trindade do Deus único, onipotente, criador do mundo, que salvou a humanidade por Seu Filho Jesus Cristo, nascido dessa mulher". Santo Tertúliano


ORAÇÃO

Eis-me aqui, prostrado aos vossos pés, ó Mãe do céu e Senhora Nossa! Tocai o meu coração, a fim que deteste sempre o pecado e ame a vida austera e cristã que exiges dos vossos devotos.

Tende piedade das minhas misérias espirituais! E, ó Mãe terníssima, não vos esqueçais também das misérias que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldade que me opõe o mundo.

Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada por males que perturbem a tranqüilidade da vida.

Pelos merecimentos de vosso divino filho, Jesus Cristo, e pelo amor que a ele consagrais, alcançai-me a graça que agora vos peço (Pede-se a graça que se deseja obter).

Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica.

Se quiseres, ela será atendida.

Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós!



Nossa Senhora da Ajuda

Nossa Senhora da Ajuda passou a ser invocada também sob os títulos: "ajuda dos cristãos", "consolo dos aflitos", "saúde dos enfermos".

"Para tudo sinto forças, Naquele que me conforta". Fl 4,13


Nossa Senhora da Ajuda se tornou Padroeira da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro; de Barreirinha, no Amazonas e de outras localidades. Também é venerada no Paraná com uma imagem belíssima, trazida em 1877, por uma família de imigrantes da Bucovina, atual Romênia. A relíquia religiosa, esculpida no século XVIII na Baviera, foi catalogada como patrimônio histórico cultural de Curitiba e fica na casa da família que detém a sua posse. Os devotos, porém, notam uma diferença nessa imagem: o braço esquerdo de Maria está dobrado com a mão apoiando o Menino Jesus. Uma característica iconográfica encontrada no culto à Santa Maria da Ajuda nos países de língua francesa, germânica e eslava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os santos são pessoas humanas que viveram neste mundo como verdadeiros modelos de cristãos, seguindo o Evangelho de Cristo e colocando-o em prática em suas vidas. Viveram conforme a vontade de Deus; por essa razão, conquistaram o céu.